Um jovem casal comemora 6 meses de namoro em um motel. A garota está feliz e apaixonada por seu príncipe encantado.
Já no quarto do motel, o rapaz faz a seguinte proposta:
Namorado – Amor, vamos brincar de modelo e fotógrafo?
Namorada – Como assim?
Namorado – Eu trouxe a minha câmera e eu tiro umas fotos suas fazendo Strip e depois de você deitada na cama sem roupa.
Namorada – De jeito nenhum, tenho medo que alguém veja essas fotos.
Namorado – Fique tranqüila amor, depois agente apaga as fotos e não terá perigo de ninguém ver.
Namorada – Não sei. Você promete que apaga tudo?
Namorado – Claro meu bem, pra você ficar mais tranqüila, te entrego a câmera e você mesma deleta. Tudo bem?
Sabendo que ela mesma irá deletar as fotos, cede aos desejos do namorado e os dois iniciam as fotos. Empolgam-se tanto que o rapaz fotografa até do ato sexual.
Mais tarde, ficam deitados olhando as fotos e comentando cada uma delas. A garota está feliz porque fez o namorado feliz. Mas ela logo já diz:
Namorada: Vamos deletar?
Namorado: Claro. Ele entrega a câmera para a namorada e ela deleta tudo.
Semanas depois, a garota descobre que suas fotos estão espalhadas pela internet.
Essa pequena história mostra claramente uma coisa que tem acontecido com freqüência. A publicação de fotos não autorizadas na internet. As famosas “Caiu na Net”.
Pessoas sem escrúpulos divulgam fotos íntimas de Ex-namoradas simplesmente para se vingar do fim de um relacionamento. Fazem isso sem culpa alguma.
Hoje em dia, existem vários blogs que tem como assunto principal essas fotos e em vários deles, os proprietários pedem para que seus visitantes enviem fotos das ex-namoradas.
Na maioria das vezes, eles divulgam as fotos em sites e blogs estrangeiros, mas fatalmente, elas acabam sendo publicadas em blogs brasileiros e em sites de relacionamento.
O dano para a garota que tem fotos publicadas é imenso e mesmo que a pessoa que publicou seja presa, os danos serão irreparáveis.
Mas voltando à nossa historinha. Se ela mesma deletou as fotos da câmera, como o ex-namorado publicou? Simples. Ele usou um programa de recuperação de arquivos e com isso recuperou todas as fotos deletadas. E isso vale também para fotos de celular.
Existem vários programas para recuperar arquivos e muitos deles são gratuitos. Esses programas na maioria das vezes são usados para recuperar arquivos importantes e documentos que você deletou sem querer.
Felizmente não é todo mundo que faz isso, mas é bom ficar alerta. Todo cuidado é pouco.
É normal as pessoas tirarem fotos da intimidade. Se você é uma delas siga algumas dicas para a sua segurança:
– Use somente uma câmera que seja sua. Não use câmeras de namorados, namoradas ou de amigos.
– Se sua câmera grava vídeos, depois de deletar as fotos, deixe ligada no modo vídeo gravando qualquer coisa. Quando o cartão de memória ficar cheio, você pode deletar o vídeo. Fazendo isso, você diminui consideravelmente a possibilidade de recuperar algo que você não quer.
– Se você tem o hábito de se fotografar intimamente, jamais empreste sua câmera para outras pessoas. Mesmo que tenha deletado tudo. Você não sabe se seu amigo irá usar um programa de recuperação para ver se descobre algo de você.